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EDUCACAO DE POS-GRADUACAO []
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Id:316 - (850)
Autor:Gomes, William B; Fradkin, Chris.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Notas Históricas sobre a Psicologia no Brasil: Criação, Crescimento e Consolidação da Pós-graduação^ien / Historical Notes on Psychology in Brazil: The Creation, Growth and Sustenance of Postgraduate Education
Fonte:Psicol. reflex. crit;28(suppl.1):2-13, 2015. .
Resumo:O artigo apresenta breve resenha da história da psicologia no Brasil para ressaltar como a ANPEPP - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia tem respondido à missão de fomentar o debate em políticas científicas e estimular o intercâmbio entre pesquisadores. O artigo traz um retrospecto das reuniões da ANPEPP, destacando ambos: 1) os grupos de trabalho temáticos, os quais têm servido para agregar pesquisadores e inspirar o surgimento de associações temáticas e revistas; 2) os fóruns de discussão, os quais têm contribuído para a revisão crítica de políticas científicas e da missão da pós-graduação. A seguir, a atenção se volta à história da psicologia no Brasil, dos tempos coloniais aos recentes planos nacionais para a pós-graduação. A ideia é ressaltar a inserção da pós-graduação na cultura universitária brasileira. Argumenta que os planos e estratégias oriundas das agências de fomento têm obtido bons resultados, evidenciados pelo papel que o Brasil ocupa no cenário internacional, em produção científica e formação de pesquisadores. Mantendo essas políticas, é certo que apesar de oscilações na economia nacional, a pós-graduação está caminhando em passos firmes para o avanço da ciência psicológica e trabalhando em favor da qualidade de vida, da justiça social e da sustentabilidade (AU).^ipt.
Descritores:História
Educação de Pós-Graduação
Psicologia
Brasil
Apoio a Pesquisa como Assunto
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722015000600002&lng=en&nrm=iso&tlng=en

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Id:314 - (848)
Autor:Bezerra Jr, Jurandir; Costa, Jurandir Freire.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Entrevista: Jurandir Freire Costa^ipt.
Fonte:Physis (Rio J.);24(4), 2014. .
Resumo:A entrevista escolhida para seção temática da revista Physis sobre Psiquiatria é um retorno aos tempos iniciais do Instituto de Medicina Social, e também por isso, uma forma de reconstituir, por meio dela, um pouco da memória do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva em seus 40 anos, completados em 2014.^ipt.
Descritores:Academias e Institutos
Educação de Pós-Graduação
Saúde Pública
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312014000401023

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Id:216 - (565)
Autor:Gomes, William B; Hutz, Claudio.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Anotações históricas e conceituais sobre o programa de pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul^ipt / Historical and Conceptual Notes about the Graduate Program in Psychology from the Federal University of Rio Grande do Sul
Fonte:Psicol. reflex. crit;23(supl.1):[47-57], 2010. .
Resumo:Instituições de Ensino Superior foram concebidas no Brasil no século XIX como centros de formação profissional, oferecendo cursos de graduação com pouca atenção à pesquisa. A formação em pesquisa começa a se desenvolver com a fundação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (CAPES) em 1951 e, especialmente, após sua reestruturação em 1964. Os programas de pós-graduação em psicologia implantados entre 1965 e 1980 enfrentaram dificuldades de inserção em suas instituições e de assumir um perfil coerente com a formação de pesquisadores e de docentes para o ensino superior. Mesmo assim contribuíram para na formação de doutores e para o desenvolvimento da pesquisa no Brasil. As características atuais foram se delineando na década de 1980, sendo incorporadas pelos novos programas, dentre eles, o Programa de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Este artigo reúne anotações sobre as condições fundadoras e os fundamentos que estão associadas à trajetória bem sucedida do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRGS, descrevendo a história de sua implantação, seus fundamentos, seus princípios básicos e sua forma de funcionamento. (AU)^ipt.
Descritores:Psicologia/hist
Educação de Pós-Graduação/hist
Programas de Pós-Graduação
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722010000400006&lng=pt&nrm=iso
Localização:BR1273.1

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Id:208 - (557)
Autor:Nunes, Everardo Duarte; Ferreto, Lirane Elize; Barros, Nelson Filice de.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:A pós-graduação em Saúde Coletiva no Brasil: trajetória^ipt / Public Health post-graduation in Brazil: trajectory
Fonte:Ciênc. saúde coletiva;15(4):[1923-1934], jul. 2010. .
Resumo:Neste trabalho, revisamos o tema da pós-graduação em Saúde Coletiva no Brasil. A revisão tem como objetivos específicos situar os principais aspectos da constituição do campo da pós-graduação e sua institucionalização, precedida de um estudo sobre as principais características da pós-graduação brasileira. As principais fontes são os documentos que estabelecem a legislação sobre a pós-graduação e dados sobre o seu desenvolvimento no país. Todos os trabalhos consultados mostram incremento do número de programas e cursos que se iniciaram na década de setenta, diversificação das denominações e áreas de concentração e a continuidade do desequilíbrio regional, pois 66% dos programas estão na Região Sudeste.(AU)^ipt.
Descritores:Saúde Pública
Programas de Pós-Graduação em Saúde
Educação de Pós-Graduação/hist
Tecnologia Biomédica
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232010000400008&lng=pt&nrm=iso
Localização:BR1273.1

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Id:200 - (532)
Autor:Rosa, Soraya Diniz; Lopes, Roseli Esquerdo.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Residência multiprofissional em saúde e Pós-Graduação Lato Sensuno Brasil: apontamentos históricos^ipt / Multiprofessional residency in healthcare and postgraduate education in Brazil: historical remarks
Fonte:Trab. educ. saúde;7(3):[479-498], nov. 2009-fev. 2010. .
Resumo:Trata-se da discussão da educação superior brasileira, tomando-se como parâmetro a especializaçãono conjunto da pós-graduação, a partir da análise do Programa da Residência Multiprofissional em Saúde, reconhecido como pós-graduação lato sensu. Utilizou-se a pesquisa histórica e documental como instrumento para análise dos problemas enfrentados no modelo de formação proposto no referido programae apresentado pelos ministérios da Educação e da Saúde como base para a consolidação da política nacional de educação em saúde. Os resultados alcançados nos permitem afirmar a importância da pósgraduação lato sensu no âmbito da educação em saúde.Contudo, sua oferta descontínua e, na maioria dos casos, não acadêmica, tem caracterizado um modelo limitado pela lógica mercantil, evidenciando a faltade políticas públicas que assegurem a devida qualificação profissional. A Residência Multiprofissional em Saúde pretende ser uma nova estratégia para políticas de educação permanente que, enfocando categorias profissionais não médicas da área, favoreça a produção das condições necessárias para mudanças no modelo médico-assistencial restritivo, ainda hegemônico,de atenção em saúde. Resta saber se essa interferência no modelo educacional vai contribuir para uma melhor ação profissional ou se restringe à estruturação da rede de serviços públicos, através da oferta de um campo de trabalho precarizado.(AU)^ipt.
Descritores:Internato e Residência
Saúde
Pessoal de Saúde
Educação Superior
Educação de Pós-Graduação
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
Meio Eletrônico:http://www.revista.epsjv.fiocruz.br//include/mostrarpdf.cfm?Num=271

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Id:168 - (178)
Autor:Guedes, Maria do Carmo.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Memórias da Pós-Graduação em Psicologia no Brasil: a Psicologia Social da PUC-SP^ipt / Memories of Graduate Psychicology courses in Brazil: the Course of Social Psychology of the PUC-SP
Fonte:Memorandum;14:103-115, abr. 2008. .
Resumo:Tendo por base suas próprias lembranças, mas trazendo para acompanhá-la falas de professores com os quais partilhou a experiência da implantação (1970-1982) de um dos primeiros programas de pós-graduação, a autora traça, em linhas gerais, alguns aspectos que marcaram o período quanto ao vivido no país e na psicologia da época. Volta a 1963 1968, datas que marcam profundas alterações na instituição, descrevendo condições que propiciaram proposta comprometida com a psicologia social diferente e com a formação de pesquisadores para a realidade brasileira. Acatando princípio segundo o qual uma data expressa ajuste de contas com tempo anterior, descreve a experiência até a proposta do doutorado, detalhando projetos, atividades, vicissitudes em três movimentos: da criação à primeira autoavaliação (1970-75); das primeiras defesas ao debate de projetos desenvolvidos por colegas em outras áreas e países (1981-82); consolidando o projeto. (AU)^ipt.
Descritores:Psicologia Social
Educação de Pós-Graduação
Meio Eletrônico:http://www.fafich.ufmg.br/~memorandum/a14/guedes01.htm

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Id:166 - (176)
Autor:Loureiro, Ines Rosa Bianca; Baptista, Marisa Todescan Dias da Silva.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:A história da psicologia como disciplina de mestrado: relato de uma experiência^ipt / History of psychology as a masters degree discipline: report of an experience
Fonte:Memorandum;12:143-151, abr. 2007. .
Resumo:O artigo apresenta uma experiência de ensino de História de Psicologia em um curso deMestrado em Psicologia. Inicia com um panorama histórico de como e por quais motivosa disciplina foi incluída no currículo do curso. Descreve sua programação, explicita seusobjetivos, as ênfases de conteúdo, metodologia e bibliografia utilizada. Apresenta aavaliação que os alunos fizeram da disciplina ao final do semestre letivo, bem como otipo de produção contida em seus trabalhos finais. Analisa todas essas informações apartir dos objetivos da disciplina e finaliza com uma breve reflexão sobre a concepção dehistória que fundamenta esta experiência didática. (AU)^ipt.
Descritores:Psicologia/hist
Educação de Pós-Graduação
Educação Superior
Meio Eletrônico:http://www.fafich.ufmg.br/~memorandum/a12/loureirobaptista01.pdf

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Id:103 - (113)
Autor:Santana, Vilma Sousa.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Saúde do trabalhador no Brasil: pesquisa na pós-graduação^ipt / Workers' health in Brazil: graduate research
Fonte:Rev. saúde pública;40(n.esp):101-111, ago. 2006. .
Resumo:OBJETIVO: Estudar as tendências da produção de teses e dissertações em saúde do trabalhador no País. MÉTODOS: As unidades de estudo foram teses e dissertações elaboradas por pesquisadores brasileiros em cursos de pós-graduação no país ou no exterior. Buscaram-se teses e dissertações em acervos previamente compilados, na base LILACS e no portal Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por meio dos termos saúde do trabalhador, ergonomia, higiene ocupacional, toxicologia e saúde ocupacional. RESULTADOS: Foram encontrados 1.025 documentos, sendo sete anteriores a 1970. Entre 1970 e 2004, foram publicados 31 na década de 70, 121 na de 80, 533 na de 90 e 333 entre 2000 e 2004. O crescimento foi geométrico com fator aproximadamente igual a 4 a cada década. A maioria dos estudos trata de questões de grande relevância para a saúde pública no País, como doenças ósteo-musculares, saúde mental e trabalhadores da área de saúde. Chamou a atenção o pequeno número de trabalhos sobre o desemprego, o câncer e suas relações com a ocupação, trabalhadores do setor primário da economia e da construção civil, reconhecidos como os de maior risco para acidentes de trabalho fatais. CONCLUSÕES: O crescimento dos programas de pós-graduação em saúde pública e saúde coletiva no País nos últimos anos foi o fator mais importante para o aumento da produção de estudos na área da saúde do trabalhador. Embora exista um número crescente de estudos acadêmicos, persistem desafios a serem superados no futuro próximo.(AU)^ipt.
Descritores:Educação de Pós-Graduação
Pesquisa
Saúde do Trabalhador
Dissertações Acadêmicas como Assunto
Literatura de Revisão como Assunto
Meio Eletrônico:http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0034-89102006000400015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

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Id:66 - (76)
Autor:Augsburger, Ana Cecília; Gerlero, Sandra Silvana; Taboada, Ernesto.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:A formação na pós-graduação em Epidemiologia: estratégias pedagógicas de uma experiência^ipt / The formation of professionals in the Epidemiology graduate course: the teaching strategies of an experiment
Fonte:Interface comun. saúde educ;11(21):131-142, jan. - abr. 2007. .
Resumo:O artigo descreve e avalia a experiência de elaboração e implementação de um projeto educativo destinado a formar profissionais da saúde na área de Epidemiologia. Com o propósito de aprofundar a reflexão em torno das diferentes estratégias pedagógicas adotadas, em particular valorizar as possibilidades de inovação que a pedagogia crítica permite, analisa-se a experiência de ensino-aprendizagem vinculada ao desenvolvimento de trabalhos de campo na formação de especialistas em Epidemiologia.Em primeiro lugar aborda-se o contexto sócio-sanitário no qual se desenha e implementa a carreira de Epidemiologia na Universidade Nacional de Rosário (Argentina). Depois aprofundam-se as possibilidades de integração entre práticas educativas e intervenções sanitárias por meio da elaboração do plano curricular; para finalmente examinar a estratégia pedagógica adotada. Conclui-se identificando alguns dos desafios que se apresentam com base na avaliação educacional realizada.(AU)^ipt.
Descritores:Saúde Pública
Epidemiologia
Educação de Pós-Graduação
Credenciamento
Avaliação Educacional
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832007000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt



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Artigos Brasileiros de História dos Recursos Humanos,da Educação e do Trabalho em Saúde: uma bibliografia eletrônica

Esta base de dados reúne as referências bibliográficas da produção sobre a história dos recursos humanos, da educação e do trabalho em saúde publicada nos mais relevantes periódicos brasileiros. Ela referencia os artigos publicados entre 1997 e 2008 e tem por universo de coleta 37 títulos, englobando revistas das profissões de saúde, como medicina, enfermagem e psicologia, periódicos das áreas da saúde pública e saúde coletiva, assim como as principais publicações do campo da história, das ciências sócias e da educação. Foram excluídas as revistas referidas às especialidades médicas, tais como dermatologia, ginecologia, psiquiatria, entre outras.

Mais de 70% das referências remetem para o texto completo, tal como disponíveis em Scielo ou em outros sítios na internet. A cada início de um novo ano, a produção do ano anterior será adicionada á base de dados, tornado-a um índice representativo da produção e do conhecimento disponível sobre estes temas.

Carlos Henrique Assunção Paiva

Isa Cláudia Pontes Duarte

Fernando A. Pires-Alves

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